Assembléia de Movimentos Sociais no Fórum Social Mundial

Nairobi, 24 de janeiro de 2007

 

Nós, movimentos sociais de toda África e de todo o mundo, nos reunimosaqui em Nairobi no Fórum Social Mundial de 2007 para  evidenciar ecelebrar a África e seus movimentos sociais; África e sua contínua história de lutas contra a dominação estrangeira, colonialismo e

neo-colonialismo; África e sua contribuição para a humanidade; África e seu papel na busca por outro mundo.

 

Nós estamos aqui para celebrar e reafirmar o espírito do Fórum Social Mundial como um espaço de lutas e solidariedade, que está aberto a todos os povos e movimentos sociais sem levar em conta a sua capacidade de pagar.

 

Nós denunciamos tendências que vão em direção a comercialização, privatização e militarização do espaço do FSM. Centenas de nossas irmãs e nossos irmãos que nos  receberam em Nairobi foram excluídos pelos altos custos da participação.

 

Nós também estamos profundamente consternados sobre a presença de organizações que trabalham contra os direitos da mulher, de pessoas marginalizadas e contra os direitos sexuais e  diversidade, em contradição com os princípios da Carta de Direitos do FSM.

 

A assembléia de Movimentos Sociais criou uma plataforma para que quenianos e outros africanos de diferentes bases e comunidades possam apresentar suas lutas, alternativas, culturas, talentos e habilidades. É também um espaço para organizações da sociedade civil e movimentos

sociais interagirem e compartilharem os assuntos e problemas que os afetam.

 

Desde a primeira assembléia em 2001, nós contribuímos para construir e fortalecer redes internacionais bem sucedidas da sociedade civil e movimentos sociais e para reforçar nosso espírito de solidariedade e nossa luta contra toda a forma de opressão e dominação.

 

Nós reconhecemos que a diversidade dos movimentos e iniciativas populares contra neo-liberalismo, hegemonia mundial do capitalismo e guerras imperialistas, é a expressão da resistência mundial.

 

Nós temos agora que nos mover em direção a uma fase de alternativas efetivas. Muitas iniciativas locais já existem e deveriam ser expandidas: o que está acontecendo na América Latina e em outras partes do mundo – graças à ação articulada dos movimentos sociais -mostra o caminho

para estabelecer alternativas concretas à dominação capitalista mundial.

 

Como movimentos sociais dos cinco continentes reunidos em Nairobi, nós expressamos nossa solidariedade com os movimentos sociais da América Latina, os quais a persistência e luta contínua tem liderado vitórias eleitorais da esquerda em vários países.

 

Ações

Nós chamamos a uma ampla mobilização internacional contra o G8 em

Rostock e Heiligendamm (Alemanha) de 2 a 8 de junho de 2007.

 

Nós vamos nos mobilizar em nossas comunidades e movimentos para fazer um

Dia de Ação Internacional em 2008.

 

Nairobi, 24 January 2007